Pular para o conteúdo

Cueca virada salgada

Cueca virada salgada

Você já ouviu falar de cueca virada salgada? Se não, você está perdendo uma das receitas mais saborosas e fáceis de fazer da culinária brasileira. Cueca virada salgada é um tipo de biscoito frito em formato de nó, que pode ser servido como aperitivo, acompanhamento ou lanche. É crocante por fora, macio por dentro e temperado com sal, orégano, queijo ralado e outros ingredientes a gosto. Neste artigo, vamos te contar como surgiu essa receita, como fazer em casa e responder algumas dúvidas comuns sobre o tema. Além disso, vamos te dar mais três sugestões de receitas com a palavra chave do tema, para você variar o seu cardápio e surpreender a sua família e amigos. Vamos lá?

Como surgiu a receita de cueca virada salgada?

A origem da receita de cueca virada salgada é incerta, mas há algumas hipóteses que tentam explicar. Uma delas é que ela teria sido criada por imigrantes italianos que chegaram ao sul do Brasil no século XIX, e que adaptaram uma receita de sua terra natal, chamada de bugie ou chiacchiere, que são biscoitos fritos em forma de laço, polvilhados com açúcar. Outra hipótese é que ela seria uma variação da receita de cueca virada doce, que é muito popular em Santa Catarina e no Paraná, e que também tem origem italiana. A diferença é que a versão salgada leva sal e outros temperos, em vez de açúcar e canela. Há ainda quem diga que a receita de cueca virada salgada foi inventada por acaso, quando alguém se enganou e colocou sal em vez de açúcar na massa, e resolveu fritar mesmo assim, para não desperdiçar.

O nome da receita também é curioso, e tem várias explicações possíveis. Uma delas é que ele seria uma brincadeira com o formato da massa, que lembra uma cueca amassada ou virada do avesso. Outra é que ele seria uma referência ao fato de que a receita é tão gostosa que faz as pessoas virarem a cueca de felicidade. Há ainda quem diga que o nome seria uma forma de protesto contra a situação política ou social do país, expressando o descontentamento e a revolta do povo.

Seja qual for a verdadeira origem e significado da receita de cueca virada salgada, o que importa é que ela é uma delícia que você precisa experimentar. Veja a seguir como fazer em casa, de forma simples e rápida.

Como fazer cueca virada salgada em casa?

Para fazer cueca virada salgada em casa, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 3 xícaras de farinha de trigo
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 2 ovos
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 1/2 xícara de leite
  • Óleo para fritar
  • Orégano, queijo ralado e sal a gosto para polvilhar

O modo de preparo é o seguinte:

Páginas: 1 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *