Você já experimentou sopa alemã? Essa é uma receita típica da culinária germânica, que leva batatas, linguiça, creme de leite e temperos.
É uma sopa cremosa, saborosa e muito nutritiva, perfeita para os dias frios ou quando você quer uma refeição reconfortante.
Neste artigo, você vai aprender como surgiu essa receita, como fazer sopa alemã passo a passo, quais são as dúvidas mais comuns sobre o tema e ainda conhecer mais três receitas com a palavra-chave sopa alemã.
Vamos lá?
Como surgiu a sopa alemã?
A sopa alemã é uma adaptação da sopa de batata, que é um prato muito antigo e popular na Europa.
A sopa de batata surgiu por volta do século XVI, quando os espanhóis trouxeram as batatas da América do Sul para o Velho Continente.
A batata se tornou um alimento básico na alimentação dos europeus, especialmente dos mais pobres, que a usavam para fazer sopas, purês e tortas.
A sopa de batata ganhou diferentes versões em cada país, de acordo com os ingredientes locais e as preferências de cada povo.
Na Alemanha, a sopa de batata recebeu o nome de kartoffelsuppe, e era feita com batatas cozidas, caldo de carne ou de legumes, cebola, alho, louro, sal e pimenta.
Com o tempo, a sopa alemã foi incorporando outros ingredientes, como linguiça, bacon, cenoura, salsinha, noz-moscada e creme de leite.
Essa é a versão mais conhecida e apreciada da sopa alemã no Brasil, que foi trazida pelos imigrantes alemães que se estabeleceram no sul do país no século XIX.
Como fazer sopa alemã?
Fazer sopa alemã é muito fácil e rápido. Você só precisa de alguns ingredientes simples e de uma panela grande. Veja a lista de ingredientes e o modo de preparo a seguir: