Pular para o conteúdo

Docinho do Céu

Você já provou um docinho do céu? Esse é um doce típico da culinária portuguesa, feito com gemas de ovos, açúcar e amêndoas.

O docinho do céu tem uma textura cremosa e um sabor delicado, que combina perfeitamente com uma xícara de café ou chá.

Neste artigo, você vai aprender um pouco mais sobre a origem dessa receita, como fazer um docinho do céu irresistível e algumas variações tentadoras.

Ficou curioso? Então, continue lendo!

Como surgiu essa receita?

O docinho do céu é uma das muitas receitas portuguesas que aproveitam as gemas de ovos, que eram abundantes na época dos descobrimentos, pois as claras eram usadas para engomar as roupas dos navegadores.

Além disso, as gemas de ovos eram consideradas um alimento nobre e sofisticado, que simbolizava a riqueza e o poder da nobreza portuguesa.

O docinho do céu foi criado no século XVIII, por uma freira do convento de Santa Clara, em Coimbra.

A freira, que era conhecida por sua habilidade na doçaria, misturou as gemas de ovos com açúcar e amêndoas, e cozinhou a mistura em banho-maria, até formar um creme espesso e dourado.

Depois, ela colocou o creme em forminhas de papel e polvilhou com canela. O resultado foi um doce tão delicioso que parecia ter vindo do céu, e por isso recebeu esse nome.

O docinho do céu se tornou um sucesso entre os portugueses e os brasileiros, que herdaram o gosto pelos doces de ovos.

Hoje, o docinho do céu é um dos doces mais tradicionais e apreciados da gastronomia lusitana.

Como fazer Docinho do Céu?

Fazer um docinho do céu não é difícil, mas requer alguns cuidados para que ele fique bem cremoso e saboroso. Veja os ingredientes e o modo de preparo a seguir:

Páginas: 1 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *