O bacalhau com natas é uma receita típica da culinária portuguesa, que consiste em um gratinado de bacalhau desfiado, batatas fritas, cebola, alho, e um molho cremoso de natas, leite, farinha, manteiga, e queijo.
O bacalhau com natas é um prato saboroso, rico, e que faz sucesso em qualquer ocasião.
Neste artigo, você vai aprender como surgiu essa receita, como fazer um bacalhau com natas delicioso, quais são as dúvidas mais comuns sobre o tema, e ainda conhecer mais três receitas com a mesma palavra-chave.
Vamos lá?
Como surgiu essa receita?
O bacalhau com natas é uma receita relativamente recente na história da gastronomia portuguesa, tendo surgido no século XX, provavelmente na década de 1930, em Lisboa.
A origem exata dessa receita é incerta, mas existem algumas teorias sobre como ela foi criada.
Uma delas é que o bacalhau com natas foi inspirado no bacalhau à Brás, outra receita tradicional portuguesa, que leva bacalhau desfiado, batata palha, ovos, cebola, alho, e salsa.
A diferença é que o bacalhau com natas leva um molho branco à base de natas, que é o creme de leite fresco, em vez dos ovos.
Outra teoria é que o bacalhau com natas foi uma forma de aproveitar as sobras de bacalhau cozido, que era um prato comum nas festas de Natal.
O bacalhau cozido era desfiado e misturado com um molho de natas, que era um ingrediente caro e sofisticado na época, e levado ao forno para gratinar.
Seja qual for a verdadeira origem, o fato é que o bacalhau com natas se tornou um clássico da cozinha portuguesa, e é apreciado por muitas pessoas ao redor do mundo.
Como fazer Bacalhau com Natas?
Para fazer um bacalhau com natas, você vai precisar dos seguintes ingredientes: