O bacalhau com natas é um prato típico da culinária portuguesa, que consiste em lascas de bacalhau cozido, envolvidas em um creme de leite e gratinadas no forno.
É um prato simples, mas muito saboroso e nutritivo, que pode ser servido em ocasiões especiais ou no dia a dia.
O bacalhau com natas é uma ótima opção para quem gosta de peixe, mas também para quem quer variar o cardápio e experimentar novos sabores.
Quer saber como fazer esse prato delicioso? Então continue lendo esse artigo e descubra!
Como surgiu essa receita
O bacalhau com natas é uma receita que tem origem no século XVIII, quando Portugal era um dos maiores produtores e consumidores de bacalhau do mundo.
O bacalhau era um alimento muito apreciado pelos portugueses, pois era barato, durável e versátil, podendo ser preparado de diversas formas.
Uma das formas mais comuns era o bacalhau à Gomes de Sá, que levava bacalhau, batatas, cebolas, alho, azeite, ovos e salsa.
O bacalhau com natas surgiu como uma variação do bacalhau à Gomes de Sá, acrescentando o creme de leite e o queijo ralado, que davam mais cremosidade e sabor ao prato.
A receita foi criada por um cozinheiro português chamado João Ribeiro, que trabalhava no restaurante A Marisqueira, em Lisboa.
Ele teve a ideia de misturar o bacalhau com o creme de leite, inspirado em uma receita francesa de frango com natas.
O prato fez tanto sucesso que logo se espalhou por todo o país e se tornou um clássico da gastronomia portuguesa.
Como fazer Bacalhau com Natas?
Para fazer o bacalhau com natas, você vai precisar dos seguintes ingredientes: