Você já experimentou um biscoito de queijo quentinho, crocante por fora e macio por dentro, acompanhado de um café fresco ou um suco gelado? Se a resposta for sim, você sabe do que estamos falando. Se for não, você não sabe o que está perdendo!
O biscoito de queijo é uma receita típica da culinária mineira, que se tornou popular em todo o Brasil e até no exterior. É um petisco delicioso, fácil de fazer e que agrada a todos os paladares. Neste artigo, vamos contar um pouco da história desse quitute, ensinar como fazer a receita tradicional e ainda dar algumas dicas e variações para você se aventurar na cozinha. Vamos lá?
Como surgiu o biscoito de queijo?
A origem do biscoito de queijo é incerta, mas há algumas hipóteses sobre como ele foi criado. Uma delas é que ele surgiu no século XVIII, na região do Triângulo Mineiro, onde os fazendeiros produziam queijo e precisavam aproveitar o queijo ralado que sobrava. Assim, eles misturavam o queijo com polvilho azedo, leite e ovos, e assavam a massa em fornos de barro.
Outra versão é que o biscoito de queijo foi inspirado no pão de queijo, outra iguaria mineira, que teria surgido no século XIX, na região do Araxá. Nesse caso, os cozinheiros teriam adaptado a receita do pão de queijo, usando menos leite e mais queijo, para obter uma massa mais firme e crocante.
Independentemente de qual seja a verdadeira origem, o fato é que o biscoito de queijo se espalhou pelo Brasil e ganhou diversas formas e sabores, de acordo com os ingredientes locais e o gosto de cada um.
Como fazer biscoito de queijo?
Para fazer o biscoito de queijo tradicional, você vai precisar de:
- 500 g de polvilho azedo
- 250 ml de leite
- 150 ml de óleo
- 1 colher (chá) de sal
- 3 ovos
- 300 g de queijo minas meia cura ralado
O modo de preparo é simples: