Você já experimentou bolinho de arroz? Essa receita simples e fácil de fazer é uma ótima opção para aproveitar as sobras de arroz e transformá-las em um petisco saboroso e crocante.
Além de ser uma delícia, o bolinho de arroz também é rico em carboidratos, proteínas e fibras, que fornecem energia e saciedade para o seu dia.
Neste artigo, você vai aprender como surgiu essa receita, como fazer bolinho de arroz passo a passo, quais são as dúvidas mais comuns sobre o tema e ainda conhecer mais três receitas com a palavra chave do tema.
Vamos lá?
Como surgiu essa receita?
O bolinho de arroz é uma receita que tem origem na culinária italiana, mais especificamente na região da Sicília.
Lá, ele é chamado de arancini, que significa “laranjinhas”, por causa do seu formato arredondado e da sua cor dourada.
O arancini é feito com arroz cozido misturado com queijo, ovos e temperos, recheado com carne, ervilhas e molho de tomate e empanado com farinha de rosca e frito em óleo quente.
Ele é servido como um aperitivo ou como um prato principal, acompanhado de salada ou molho.
No Brasil, o bolinho de arroz chegou com os imigrantes italianos no final do século XIX e começo do século XX.
Aqui, ele ganhou algumas adaptações, como o uso de arroz branco ou integral, o recheio de queijo, presunto, frango, carne seca ou legumes e o empanamento com farinha de trigo ou de mandioca.
O bolinho de arroz se tornou um quitute típico da culinária brasileira, presente em festas, bares, lanchonetes e na mesa das famílias.
Como fazer bolinho de arroz?
Para fazer bolinho de arroz, você vai precisar dos seguintes ingredientes: