Você já experimentou um bolo esponja? Esse é um tipo de bolo leve, macio e fofo, que pode ser recheado e coberto com diversos sabores.
O bolo esponja é uma ótima opção para servir em festas, lanches ou sobremesas, pois agrada a todos os paladares.
Neste artigo, você vai aprender um pouco mais sobre a origem dessa receita, como fazer um bolo esponja perfeito e algumas variações deliciosas. Vamos lá?
Como surgiu essa receita?
O bolo esponja é uma das receitas mais antigas da confeitaria, tendo sido criado na Europa no século XVI.
Acredita-se que o primeiro bolo esponja tenha sido feito na Itália, por um cozinheiro chamado Giobatta Carbona, que usou ovos, açúcar e farinha para criar uma massa leve e aerada.
O bolo foi chamado de “pasta di savoiardi”, que significa “massa de biscoitos de Savóia”, pois era cortado em pedaços e embebido em calda, como os famosos biscoitos que hoje fazem parte do tiramisù.
O bolo esponja se espalhou pela Europa e ganhou diferentes nomes e formas, como o “génoise” na França, o “sponge cake” na Inglaterra, o “bizcocho” na Espanha e o “pão de ló” em Portugal.
O bolo esponja também chegou ao Brasil, trazido pelos colonizadores portugueses, e se tornou um dos bolos mais populares do país.
Como fazer Bolo Esponja?
Fazer um bolo esponja não é difícil, mas requer alguns cuidados para que ele fique bem fofinho e macio. Veja os ingredientes e o modo de preparo a seguir: