Você já ouviu falar de bulgogi? Essa é uma receita tradicional da culinária coreana, que significa “carne de fogo”.
Trata-se de fatias finas de carne bovina marinadas em um molho à base de molho de soja, açúcar, alho, gengibre e óleo de gergelim, e depois grelhadas na churrasqueira, na frigideira ou na panela elétrica.
O bulgogi é um prato saboroso, macio e aromático, que pode ser servido com arroz, alface, kimchi e outros acompanhamentos típico.
Neste artigo, você vai aprender como surgiu essa receita, como fazer essa receita contendo ingredientes e modo de preparo completos, quais são as dúvidas comuns sobre o tema e mais três receitas com a mesma palavra chave.
Vamos lá?
Como surgiu essa receita?
A origem do bulgogi remonta à época dos Três Reinos da Coreia, entre os séculos I e VII, quando os guerreiros costumavam assar pedaços de carne em espetos sobre o fogo.
Naquela época, a carne era temperada com sal e pimenta, e era chamada de maekjeok.
Com o passar dos séculos, a receita foi se modificando, incorporando novos ingredientes, como o molho de soja, que foi introduzido pelos mongóis no século XIII.
No século XVII, a receita ganhou o nome de neobiani, que significa “carne finamente cortada”, e era considerada um prato da nobreza.
Foi somente no século XX que a receita se popularizou entre o povo, e passou a ser chamada de bulgogi, que significa “carne de fogo”.
Hoje, o bulgogi é um dos pratos mais famosos e apreciados da culinária coreana, sendo consumido tanto em ocasiões especiais como no dia a dia.
Ele também se tornou conhecido em outros países, graças à difusão da cultura coreana pelo mundo.
Como fazer Bulgogi?
Para fazer essa receita, você vai precisar dos seguintes ingredientes: