A dobradinha é um prato típico da culinária brasileira, feito com o estômago do boi, também conhecido como bucho. É uma receita saborosa, nutritiva e econômica, que pode ser preparada de diversas formas, com diferentes temperos e acompanhamentos. Neste artigo, você vai aprender como fazer uma dobradinha tradicional, que leva feijão branco, linguiça, bacon e cheiro-verde. Além disso, você vai conhecer a origem dessa receita, as dúvidas mais comuns sobre o tema e outras três receitas com a palavra chave dobradinha. Vamos lá?
Como surgiu essa receita?
A origem da dobradinha é incerta, mas há indícios de que ela seja uma herança dos portugueses, que trouxeram para o Brasil o hábito de aproveitar as vísceras dos animais no preparo de sopas e cozidos. Na época colonial, os escravos recebiam as partes menos nobres do boi, como o bucho, o rabo e os pés, e tinham que inventar formas de torná-las mais palatáveis. Assim, surgiram pratos como a dobradinha, a rabada e o mocotó, que se popularizaram entre as camadas mais pobres da população.
Com o tempo, a dobradinha ganhou variações regionais, incorporando ingredientes locais e adaptando-se aos gostos de cada lugar. No Nordeste, por exemplo, a dobradinha costuma levar feijão verde, coentro e pimenta. No Sul, ela é servida com arroz e farofa. No Rio de Janeiro, ela é chamada de tripas à moda do Porto, em referência à cidade portuguesa onde teria surgido.
Como fazer Dobradinha Tradicional?
Para fazer uma dobradinha tradicional, você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- 1 kg de bucho limpo e cortado em pedaços
- 4 dentes de alho picados
- 2 cebolas picadas
- 4 tomates picados
- 2 folhas de louro
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 4 colheres (sopa) de óleo
- 250 g de bacon picado
- 250 g de linguiça calabresa em rodelas
- 2 xícaras (chá) de feijão branco cozido
- Cheiro-verde picado a gosto
O modo de preparo é o seguinte: