Pular para o conteúdo

Feijoada Branca

Você já ouviu falar de feijoada branca? Essa é uma variação da tradicional feijoada brasileira, que leva feijão preto e diversas carnes de porco.

A feijoada branca, como o nome sugere, é feita com feijão branco e carnes brancas, como frango, linguiça e bacon.

É uma receita deliciosa, nutritiva e fácil de fazer, que pode surpreender os seus convidados e agradar a todos os paladares.

Neste artigo, você vai aprender um pouco mais sobre a origem dessa receita, como prepará-la passo a passo, quais são as dúvidas mais comuns sobre o tema e ainda conhecer outras três receitas com a mesma palavra-chave.

Vamos lá?

Como surgiu essa receita?

A feijoada branca é uma adaptação da feijoada preta, que por sua vez é uma herança da culinária portuguesa.

Os portugueses trouxeram para o Brasil o hábito de cozinhar o feijão com carnes salgadas e defumadas, como orelha, rabo, pé e costela de porco.

Essas eram as partes menos nobres do animal, que os senhores de engenho davam aos escravos, que as aproveitavam com o feijão, que era abundante e barato.

Com o tempo, a feijoada preta se tornou um prato típico e popular da gastronomia brasileira, sendo consumida em todo o país, especialmente aos sábados.

A feijoada branca, por outro lado, é uma versão mais recente e menos conhecida da feijoada preta.

Não se sabe ao certo quando e onde ela surgiu, mas há algumas hipóteses.

Uma delas é que a feijoada branca foi criada por pessoas que não gostavam ou não podiam comer carne de porco, por motivos religiosos, de saúde ou de preferência.

Outra hipótese é que a feijoada branca foi inspirada no cassoulet, um prato francês que também leva feijão branco e carnes variadas, como pato, ganso, linguiça e bacon.

O cassoulet teria chegado ao Brasil através dos imigrantes franceses, que adaptaram a receita com os ingredientes locais

De qualquer forma, a feijoada branca é uma forma de diversificar o cardápio e experimentar novos sabores.

Como fazer Feijoada Branca?

Para fazer uma feijoada branca, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

Páginas: 1 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *