Você já experimentou gemada caseira? Essa bebida cremosa e saborosa é uma ótima opção para os dias frios ou para as festas de fim de ano. Além de ser muito simples de preparar, a gemada caseira tem vários benefícios para a saúde, como proteínas, cálcio e vitaminas. Neste artigo, você vai aprender como surgiu essa receita, como fazer a sua própria gemada caseira, quais são as dúvidas mais comuns sobre o tema e ainda conhecer mais três receitas com a mesma palavra-chave. Vamos lá?
Como surgiu a receita de gemada caseira?
A origem da gemada caseira é incerta, mas existem várias teorias sobre o assunto. Uma delas é que a bebida foi criada na Europa medieval, como uma forma de aproveitar os ovos e o leite que sobravam nas fazendas. Outra é que a gemada caseira foi inspirada em uma bebida alcoólica chamada “posset”, que era feita com leite quente, vinho ou cerveja e especiarias. Há também quem diga que a gemada caseira tem origem americana, pois foi levada pelos colonos ingleses para o Novo Mundo, onde se popularizou com a adição de rum.
O que se sabe é que a gemada caseira é uma tradição em vários países, especialmente nos Estados Unidos, no Canadá, na Inglaterra e na Alemanha. Ela costuma ser consumida no Natal, no Ano Novo e no Dia de Ação de Graças, como uma forma de celebrar e aquecer o corpo. A gemada caseira também é conhecida por outros nomes, como “eggnog”, “lait de poule”, “eierpunsch” e “rompope”.
Como fazer gemada caseira?
Fazer gemada caseira é muito fácil e rápido. Você só vai precisar de alguns ingredientes básicos, que provavelmente você já tem em casa. Veja a lista:
- 4 gemas de ovos
- 1/4 de xícara de açúcar
- 2 xícaras de leite
- 1/4 de colher de chá de noz-moscada
- 1/4 de colher de chá de canela
- 1/4 de xícara de creme de leite
- 1/4 de xícara de rum, brandy ou conhaque (opcional)
O modo de preparo é simples: