Pular para o conteúdo

Peixe empanado

Peixe empanado

Você já experimentou peixe empanado? Essa é uma forma de preparar o peixe que deixa ele crocante por fora e macio por dentro, com um sabor irresistível. Além de ser uma ótima opção para variar o cardápio, o peixe empanado é uma receita simples e rápida, que pode ser feita com diferentes tipos de peixe e acompanhamentos. Neste artigo, você vai aprender como surgiu essa receita, como fazer peixe empanado passo a passo, quais são as dúvidas mais comuns sobre o tema e ainda conferir mais três receitas com peixe empanado para se inspirar. Vamos lá?

Como surgiu o peixe empanado?

Não se sabe ao certo qual é a origem do peixe empanado, mas existem algumas hipóteses. Uma delas é que essa receita foi criada pelos portugueses, que levaram o hábito de empanar alimentos para o Japão no século XVI, quando começaram a fazer comércio com os japoneses. Lá, o peixe empanado ficou conhecido como tempurá, que é uma palavra derivada de tempora, que significa “tempo de Quaresma” em português. Nesse período, os católicos não comiam carne vermelha e optavam por peixes e vegetais.

Outra possibilidade é que o peixe empanado tenha surgido na Inglaterra, no século XIX, como parte do famoso prato fish and chips, que consiste em peixe frito com batatas fritas. Essa receita teria sido inventada por imigrantes judeus que fugiram da perseguição na Europa e se estabeleceram em Londres. Eles adaptaram uma receita tradicional da sua cultura, que era o peixe frito em óleo quente, e acrescentaram a casquinha de farinha de trigo para deixar o peixe mais crocante e saboroso.

Seja qual for a verdadeira origem do peixe empanado, o fato é que essa receita se espalhou pelo mundo e ganhou diversas variações, de acordo com os ingredientes e os temperos de cada região. Hoje em dia, é possível encontrar peixe empanado em diferentes países e culturas, como Brasil, Estados Unidos, França, Itália, México, Argentina, entre outros.

Para fazer peixe empanado, você vai precisar de:

  • 500 g de filé de peixe (pode ser merluza, tilápia, pescada, linguado ou outro de sua preferência)
  • Suco de 1 limão
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 2 ovos
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 1 xícara de farinha de rosca
  • Óleo para fritar

O modo de preparo é o seguinte:

Páginas: 1 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *