Você sabia que é possível fazer queijo caseiro com poucos ingredientes e sem muito trabalho? Pois é, essa é uma ótima opção para quem quer economizar, aproveitar o leite que sobrou ou simplesmente se deliciar com um queijo fresco e saboroso. Neste artigo, você vai aprender como surgiu essa receita, como fazer queijo caseiro passo a passo, quais são as dúvidas mais comuns sobre o tema e ainda conferir mais três receitas com queijo caseiro. Vamos lá?
Como surgiu essa receita
O queijo é um dos alimentos mais antigos da humanidade, sendo consumido desde a pré-história. Acredita-se que ele tenha sido descoberto acidentalmente, quando o leite era armazenado em recipientes feitos de estômago de animais, que continham uma enzima chamada renina, capaz de coagular o leite e separar a parte sólida (coalhada) da líquida (soro). Com o tempo, as pessoas foram aprimorando as técnicas de produção de queijo, adicionando sal, temperos, bactérias e fungos, e criando diferentes tipos e variedades de queijo.
O queijo caseiro é uma forma simples e artesanal de fazer queijo, usando apenas leite, vinagre ou limão e sal. Ele é muito popular no Brasil, especialmente nas regiões Nordeste e Sudeste, onde é chamado de queijo de coalho ou queijo minas, respectivamente. Ele tem uma textura macia e um sabor suave, podendo ser consumido puro, com pão, com mel, com goiabada ou como ingrediente de outras receitas.
Como fazer queijo caseiro
Para fazer queijo caseiro, você vai precisar de:
- 2 litros de leite integral (de preferência, leite fresco ou pasteurizado, não use leite UHT)
- 1/4 de xícara de vinagre branco ou suco de limão
- 1 colher de sopa de sal
O modo de preparo é o seguinte: