Você já imaginou um bolo que não precisa ir ao forno, que é refrescante e delicioso, e que ainda pode ser recheado com o seu sorvete favorito?
Pois é, esse bolo existe e se chama rocambole de sorvete.
Neste artigo, você vai aprender como surgiu essa receita, como fazer em casa, quais são as dúvidas mais comuns sobre o tema, e ainda conhecer mais três receitas com a palavra chave do tema.
Vamos lá?
Como surgiu essa receita?
O rocambole de sorvete é uma adaptação do rocambole tradicional, que é um bolo enrolado com recheio de doce de leite, chocolate, geleia ou outro sabor.
O rocambole tradicional tem origem na Europa, e há registros de que ele já era feito na França no século XVIII. O nome rocambole vem do francês “rouleau”, que significa rolo.
Já o rocambole de sorvete é uma invenção brasileira, que surgiu na década de 1970, quando o sorvete se popularizou no país.
A ideia era aproveitar o bolo que sobrava do dia anterior, e recheá-lo com sorvete, criando uma sobremesa gelada e diferente.
O rocambole de sorvete logo caiu no gosto dos brasileiros, e passou a ser feito com massa própria, mais fina e flexível, para facilitar o enrolamento.
Como fazer Rocambole de Sorvete?
Fazer um rocambole de sorvete é muito fácil e rápido. Você só vai precisar de alguns ingredientes básicos, que são: