Você já ouviu falar de sorvetone? Essa é uma sobremesa deliciosa, que mistura sorvete, panetone e chocolate, e que é perfeita para as festas de fim de ano.
Imagine um panetone recheado com sorvete de três sabores, coberto com uma calda de chocolate e decorado com frutas cristalizadas.
É de dar água na boca, não é mesmo? Neste artigo, você vai aprender como surgiu essa receita, como fazer um sorvetone napolitano caseiro e quais são as dúvidas mais comuns sobre o tema.
Também vamos te mostrar mais três receitas com a mesma palavra-chave, para você se inspirar e se deliciar com essa maravilha.
Como surgiu essa receita?
O sorvetone é uma receita que tem origem na Itália, mas que se popularizou no Brasil, especialmente nas regiões Sul e Sudeste, onde o consumo de sorvete e panetone é mais frequente.
O sorvetone é uma adaptação do semifreddo, que é uma sobremesa gelada feita com creme de leite, ovos, açúcar e frutas, e que tem uma textura semelhante à do sorvete.
O semifreddo é uma receita tradicional da culinária italiana, que pode ser servida em taças, em formas ou em fatias.
O sorvetone, por sua vez, é uma receita que surgiu da criatividade e da praticidade dos brasileiros, que aproveitavam o panetone que sobrava para fazer uma sobremesa diferente e refrescante.
O panetone é um pão doce recheado com frutas cristalizadas ou chocolate, que também tem origem na Itália, mas que se tornou um símbolo do Natal no Brasil.
O sorvetone é feito com um panetone cortado ao meio, recheado com sorvete de três sabores (geralmente, creme, morango e chocolate), coberto com uma calda de chocolate e decorado com frutas cristalizadas.
O sorvetone é uma sobremesa que agrada a todos os paladares, e que pode ser feita de forma fácil e rápida.
Como fazer Sorvetone Napolitano caseiro?
Para fazer um sorvetone napolitano caseiro, você vai precisar de: