Você já ouviu falar da torta caipira? Essa é uma receita típica do interior de São Paulo, que leva carne moída, milho, queijo e massa de farinha de trigo. É uma delícia que pode ser servida como lanche ou refeição, e que agrada a toda a família. Neste artigo, você vai aprender como surgiu essa receita, como fazer essa torta em casa, quais são as dúvidas mais comuns sobre o tema e ainda conhecer mais três receitas com a palavra chave torta caipira. Vamos lá?
Como surgiu a receita de torta caipira?
A origem da torta caipira é incerta, mas há algumas hipóteses sobre como ela foi criada. Uma delas é que ela seria uma adaptação da torta de carne inglesa, que chegou ao Brasil com os imigrantes no século XIX. Outra é que ela seria uma variação da empada, que também tem origem europeia, mas que ganhou ingredientes locais como o milho e o queijo. Uma terceira possibilidade é que ela seja uma invenção dos próprios caipiras, que aproveitavam os alimentos disponíveis na roça para fazer uma torta simples e saborosa.
Independentemente de sua origem, a torta caipira se tornou um prato tradicional da culinária paulista, especialmente nas cidades do interior, onde é comum encontrar feiras e festas que vendem essa iguaria. A torta caipira também é conhecida por outros nomes, como torta de carne, torta de milho, torta de queijo ou torta de roça.
Como fazer torta caipira?
Fazer torta caipira não é difícil, mas requer alguns cuidados para que ela fique bem assada e recheada. Você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- Para a massa:
- 3 xícaras de farinha de trigo
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- 1 colher de chá de sal
- 3 ovos
- 1 xícara de leite
- 1/2 xícara de óleo
- 1/4 xícara de queijo ralado
- Para o recheio:
- 500 g de carne moída
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 2 tomates picados
- Sal, pimenta, orégano e cheiro verde a gosto
- 1 lata de milho verde escorrido
- 200 g de queijo mussarela fatiado
O modo de preparo é o seguinte: