Você está procurando uma receita fácil, saudável e deliciosa para o seu almoço ou jantar? Que tal uma torta de legumes? Essa é uma ótima opção para aproveitar os legumes que você tem na geladeira, sem desperdício. Além disso, a torta de legumes é nutritiva, saborosa e agrada a toda a família. Neste artigo, você vai aprender como surgiu essa receita, como prepará-la em casa, quais são as dúvidas mais comuns sobre o tema e ainda conhecer mais três receitas com a mesma palavra-chave. Ficou curioso? Então continue lendo!
Como surgiu essa receita?
A torta de legumes é uma receita que tem origem na culinária francesa. Lá, ela é chamada de quiche e é feita com uma massa podre, que é uma massa quebradiça e crocante, recheada com creme de leite, ovos e queijo. A quiche pode ser feita com vários tipos de recheios, mas um dos mais clássicos é o de alho-poró.
A torta de legumes que conhecemos no Brasil é uma adaptação da quiche, que usa uma massa mais simples e leve, feita com farinha, óleo, leite e ovos. O recheio também é mais variado, podendo levar cenoura, abobrinha, brócolis, couve-flor, tomate, milho, ervilha, palmito, espinafre, etc. A torta de legumes é uma receita versátil, que pode ser servida quente ou fria, como prato principal ou acompanhamento.
Como fazer torta de legumes?
Para fazer uma torta de legumes, você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- Para a massa:
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 1/2 xícara (chá) de óleo
- 1 xícara (chá) de leite
- 3 ovos
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- Sal a gosto
- Para o recheio:
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 2 cenouras raladas
- 1 abobrinha ralada
- 1/2 xícara (chá) de azeitonas picadas
- Sal, pimenta e orégano a gosto
- 200 g de queijo mussarela ralado
O modo de preparo é muito simples: