Você já experimentou uma tortilha de batata, aquela omelete recheada com batatas fritas, que é uma das marcas registradas da culinária espanhola? Se a resposta for sim, você sabe do que estamos falando. Se for não, você não sabe o que está perdendo!
A tortilha de batata é uma receita simples, mas saborosa, que pode ser servida como café da manhã, almoço, lanche ou jantar. É uma ótima opção para aproveitar as sobras de batata, e também para variar o cardápio. Neste artigo, vamos contar um pouco da história dessa delícia, ensinar como fazer a receita tradicional e ainda dar algumas dicas e variações para você se aventurar na cozinha. Vamos lá?
Como surgiu a tortilha de batata?
A origem da tortilha de batata é incerta, mas há algumas hipóteses sobre como ela foi criada. Uma delas é que ela surgiu no século XVIII, na região da Extremadura, onde os camponeses usavam a batata, que era um alimento barato e nutritivo, para incrementar os ovos, que eram escassos e caros. Assim, eles fritavam as batatas em azeite e as misturavam com os ovos batidos, formando uma omelete grossa e consistente.
Outra versão é que a tortilha de batata foi inventada por um general chamado Tomás de Zumalacárregui, durante a Primeira Guerra Carlista, no século XIX. Nesse caso, o general teria pedido a uma camponesa que lhe preparasse algo para comer, e ela teria usado os únicos ingredientes que tinha: batatas, ovos e cebola. O general teria gostado tanto da receita que a teria difundido entre os seus soldados, como uma forma de combater a fome e a desnutrição.
Independentemente de qual seja a verdadeira origem, o fato é que a tortilha de batata se espalhou pela Espanha e pelo mundo, ganhando diversas formas e sabores, de acordo com os ingredientes locais e o gosto de cada um.
Como fazer tortilha de batata?
Para fazer a tortilha de batata tradicional, você vai precisar de: